segunda-feira, 14 de junho de 2010

Microsoft aposta seu futuro no celular e em games pela internet

Empresa muda para competir com Apple e Google e retomar liderança nesses mercados

As alterações executivas da Microsoft na chefia de suas unidades móvel e de games, na semana passada.

As mudanças também deram maior controle a Steve Ballmer, executivo-chefe da companhia, sobre as iniciativas de concorrência com Apple e Google, além de revelar a determinação da empresa em seguir a moda no mercado de computação.

Poucos esperam que essas mudanças transformem o setor de entretenimento e aparelhos da Microsoft em um líder de mercado, superando iPhones e Wiis do dia pra noite.

Mas a Microsoft - famosa por sua capacidade de absorver novas tecnologias - não vai parar de investir nos setores de móveis e videogames, explica o analista do setor de tecnologia da McAdams Wright Ragen, Sid Parakh.

- O fracasso não é uma opção. O Android e o iPhone estão bem na frente, será uma batalha difícil. Mas é algo que a Microsoft precisa fazer.

Há alguns anos, a Microsoft decidiu focar seus negócios futuros no que chamou de "três telas e uma nuvem" - televisão, computador e telefone - todos conectados pela internet, conta Parrakh. Segundo ele,o setor móvel é uma parte essencial disso porque "estamos todos cada vez mais ligados a nossos aparelhos móveis".

A fabricante de softwares tem de brigar para conseguir retomar a liderança no mercado de smartphones, após cair para o quinto lugar, atrás dos sistemas operacionais Android, do Google, o iPhone da Apple, o BlackBerry da RIM e o Symbian da Nokia.

O novo Windows Phone 7, que será lançado em aparelhos novos em meados do ano, pode ser a última chance para a Microsoft conquistar consumidores com as formas de computação em constante mutação.

As pessoas estão usando cada vez mais seus smartphones, que geralmente não operam com o Windows, e cada vez menos seus PCs, que na grande maioria ainda rodam no sistema operacional da Microsoft.

O iPad da Apple - lançado em outros nove países fora dos EUA na última quinta-feira (27) - já se tornou um campeão de vendas, e fabricantes de hardware estão correndo atrás do sucesso do tablet com seus próprios aparelhos, muitos dos quais não usarão o Windows como sistema operacional.

Já os negócios com entretenimento gerando grande parte, senão todo o lucro operacional de R$ 1,5 trilhão (US$ 851 milhões) da unidade de móveis e entretenimento nos primeiros nove meses do ano fiscal.

A Microsoft vendeu 40 milhões de consoles do Xbox 360 e afirma ter 23 milhões de assinantes da rede Xbox Live, em que jogadores podem jogar uns contra os outros em tempo real.

Após um grande fluxo de investimento, o Xbox Live é hoje o melhor exemplo de um negócio "em nuvens" de sucesso para a Microsoft, segundo Parakh, e já se tornou o principal aparelho de entretenimento da empresa.

Em vendas mensais, o Xbox ainda fica atrás do Wii, da Nintendo, mas a Microsoft espera mudar isso com o lançamento do Natal em meados deste ano. Ao contrário do Wii, o novo console conta com sensor de movimento sem controle manual.

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